Image Map

09/10/2014

Já fui para a Austrália

O viajante de hoje escolheu explorar terras australianas e compartilhou com a gente sua experiência e imagens lindíssimas. Bem-vindos à Austrália!


1) Quem é você?
Meu nome é Renê Luiz dos Santos Baldissera, tenho 22 anos, sou estudante de engenharia de controle e automação em Florianópolis.

2) Porque você viaja?
Acho que o principal motivo é curiosidade. Eu tenho curiosidade de conhecer coisas que eu nunca vi antes, conhecer pessoas e modos de vida diferentes. Também porque viajar sempre te faz sair daquela bolha da rotina do dia a dia.

3) Porque você escolheu a Austrália?
A minha viagem para a Australia eu fiz por causa do Ciências sem Fronteiras. Algumas opções surgiram na minha cabeça, principalmente os clássicos destinos como Europa e América do Norte. Mas aí comecei a pesquisar um pouco sobre outros países que eu nunca tinha pensado em ir antes. A Austrália foi um deles, por ser um país já desenvolvido, com uma qualidade de vida sensacional, uma faculdade excelente onde iria estudar por um ano e também por ter uma cultura de praia (como Florianópolis). E como eu pensava, e ainda penso, que iria para a Europa e América do Norte algum dia na minha vida, escolhi a Austrália por não saber quando eu poderia ir para aqueles lados novamente
Kings Canyon 
4) Qual a maior dificuldade que você teve?
A que me vem a cabeça agora foi de quando eu tive que procurar uma segunda casa para morar, pois tínhamos acabado o contrato da nossa primeira casa. Eu tinha acabado de voltar de uma viagem e as aulas iam começar em alguns dias, eu estava mancando porque tinha me machucado e eu tinha somente esses dias para procurar casa e saí fazendo de 5 a 6 visitas por dia em diferentes casas. No final achei uma casa a 5min da praia, com uma galera muito gente boa e com ônibus na frente pra ir pra faculdade! =D

5) O que você mais gostou?
O estilo de vida dos Australianos, eles são bem mais relax do que aqui, eles aproveitam mais eu diria. Fiquei em Sydney também, e a cidade simplesmente tinha de tudo rolando, tanto se você queria shows, festas, eventos públicos, etc., ou até ir pras diferentes praias da cidade, ficar mais de boa e tal.

6) O que você não imaginava que iria encontrar/acontecer neste país?
Poxa, antes de ir pra Austrália, eu pesquisei muito sobre o país (inclusive coisas como notícias de pessoas mortas por animais muito loucos) então eu já sabia que ia encontrar lá. Uma coisa que eu não sabia é que eles possuem um vinho de cinco litros que vem numa caixa de papelão, se chama Goon, custa 10 dólares e é a alegria das pessoas nas festas, principalmente dos brasileiros! (Risos)

Parlamento australiano na cidade de Canberra
7) E quanto à cultura, foi difícil de se acostumar?
Não foi não, eles são bem receptivos a pessoas de foras. Simplesmente existem pessoas de todos os países na Austrália, então o que eu pude perceber é que os australianos não tem uma cultura muito forte, ou digamos, muito peculiar. É uma cultura ocidental como a nossa. Quando você está na Austrália você acaba prestando mais atenção na cultura das pessoas do sudeste asiático, que são muitas por lá.

8) Como são as pessoas?
Os australianos em si não são muito diferentes de nós brasileiros. Eles não são tão calorosos como a gente, mas diria que são mais educados. E isso é facilmente perceptível no atendimento no comércio por exemplo. Gostam de festar e de beber, com certeza! (Risos) Mas como existem pessoas de muitos lugares diferentes na Austrália isso muda dependendo do país de onde ela vem!!

9) Quais lugares você conheceu na Austrália? Você tem algo fora dos roteiros tradicionais para sugerir?
Na austrália eu fiz alguns passeios comuns para quem vai pra lá, não pude viajar tanto, pois só viajava nas férias escolares! Fiz a Great Ocean Road, uma estrada que vai de Melbourne a Adelaide no sul do país beirando o oceano, muito bonita por sinal, onde existem os famosos twelve apostles. Fui também de Sydney para Gold Coast de carro numa surf trip, parando em diferentes praias. Um lugar bem diferente que fui foi o Deserto Australiano, o Outback, lugar muito diferente de qualquer lugar que eu vi na vida, onde existe o Uluru, uma pedra gigante no meio do deserto, sagrada para os aborígenas.
Great Ocean Road (Twelve Apostles)

10) É um lugar fácil para quem não conhece se achar?
É fácil sim, há muita informação do governo para turistas, o pessoal sempre ajuda também caso você tenha alguma dúvida e o melhor de tudo, o google maps já tem todos os horários de transporte público cadastrados, pelo menos pra Sydney, então é muito fácil saber onde você está, pra onde ir e como ir.

11) Você teve alguma surpresa em relação ao país? Algo que você sempre achou que fosse de um jeito e quando chegou lá viu que era de outro?
Eu achei que eles teriam mais coisas Australianas mesmo, como comidas diferentes da Austrália, alguns costumes estranhos ou que eu não estivesse muito acostumado. Uma outra coisa que eu não esperava era que haveria tantas pessoas de diferentes países lá. Talvez por eu estar em uma cidade grande e um pólo como Sydney isso tenha acontecido, parece que você quase não vê Australianos! Mas quando você vai para cidades menores ou até bairros um pouco mais longes do centro isso muda.
Coastal Walk Coogee to Bondi
12) Do que os brasileiros precisam para viajarem para a Austrália?

Precisa de visto, dependendo do que você vai fazer lá, e são muitos tipos diferentes de visto! Obviamente existem os normais, estudante, turista, etc. O visto de estudante já te permite trabalhar 20h semanais. Se você não for trabalhar lá, precisará levar bastante dinheiro, a Austrália é um país bem caro. A vacina que precisa é a de febre amarela. E materiais animais e vegetais não podem ser levados para dentro do país


Nenhum comentário:

Postar um comentário